Sustentabilidade

A harmonia entre o bem viver e o respeito com a natureza

Aqui a sustentabilidade não é uma ferramenta de marketing. É uma filosofia de vida, pela qual, devemos cuidar do presente para que as gerações futuras possam usufruir dos avanços tecnológicos e das dádivas da natureza. É um modelo de atuação em que todos ganham: as pessoas, as empresas, a sociedade e o meio ambiente.

Nossa equipe é formada por moradores da comunidade rural vizinha à pousada. Eles preservam suas raízes, conhecem esse pedaço da Serra da Mantiqueira com muita propriedade e naturalmente recepcionam com muito carinho os nossos visitantes.

Nosso restaurante, além de valorizar a culinária regional, utiliza os ingredientes adquiridos de produtores locais. Assim colaboramos com o pequeno produtor, aumentando a sua escala e agregando mais tecnologia, para melhorar a qualidade de seus produtos.

Detalhes Construtivos

Ao longo da Vila, é possível conferir a preferência por lampadas de Led e a priorização no uso de madeiras de demolição ou eucalipto citriodora. Nosso fogão a lenha utiliza eucalipto de reflorestamento e a piscina é climatizada a partir do uso de aquecimento solar. Pavimentação em paralelepípedo e equipamentos de refrigeração modernos para o uso mínimo de energia. Uso de adesivos em vidros para evitar acidentes de pássaros. Nossos ambientes são decorados com peças exclusivas, como a obra de Sérgio Ramos, nascido no Vale do Paraíba, mas que hoje exerce seu trabalho em Tiradentes.

Sustentabilidade Econômica e Social

Na Vila, buscamos sempre incentivar os nossos colaboradores e a nossa região. Nosso gerente, Lucas, foi contemplado com uma bolsa de estudos para se graduar em Administração e realizar um curso na Escola Laurent Saudeau, enquanto nosso cozinheiro, Neto, estudou culinária. Os alunos do curso técnico de cozinha da ETEC Pinda visitam a nossa cozinha para uma experiência prática sobre culinária. Na região em que estamos localizados, buscamos apoio para as iniciativas sociais, como por exemplo, o saneamento ambiental. Priorizamos sempre os fornecedores de alimentos locais e os prestadores de serviços também. Por aqui, a água das nascentes presentes na nossa propriedade estão sempre disponíveis aos hóspedes.

a reserva

Reserva Particular do Patrimônio Natural da Serra da Luz (RPPN)

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) institui entre as categorias dessas unidades, a possibilidade de criação de uma área protegida administrada não pelo poder público, mas por particulares interessados na conservação ambiental. Esta categoria é a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
O nosso objetivo com a criação da RPPN Serra da Luz é promover a conservação da diversidade biológica, a proteção de recursos hídricos, o manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, atividades de educação, manutenção do equilíbrio climático e ecológico da nossa propriedade. O projeto ainda está sendo implantado e em breve, poderemos considerar a nossa Vila uma RPPN.